Biblioteca – Projeto Verão
Exposição: CONVERGÊCIAS
– a poesia visual de Tchello d´Barros
Mostra Visual de Poesia Brasileira:
Autores clássicos e contemporâneos
Sarau na Bilioteca – Poesia em Movimento
Texto de Alice Melo Monteiro Gomes
As impressões sobre os poemas visuais de Tchello d`Barros
A mistura de palavras são instigantes, quanto mais você olha mais você quer ver, se prestar bastante atenção consegue desvendar os mistérios por detrás das palavras, como por exemplo, a caricatura de um homem, caça palavras etc., as imagens falam bastante sobre política, mas também sobre os caos de mortes durante a pandemia da covid-19, falam também sobre democracia, sobre o dinheiro, sobre a verdade do mundo. O meu professor de Arte da minha escola deveria ver.
Alice – 12 anos
Oficina de Leitura e Produção Textual
Objetivo: O projeto visa desenvolver no discente o gosto pela leitura; domínio da expressão de ideias através da escrita e oralidade; além de fomentar a criatividade através de atividades lúdicas.
Metodologia: Estudo de tipos e gêneros textuais estabelecendo relação com as práticas sociais e suas finalidades; estudo sobre coesão e sequenciação das ideias (coerência); estímulo da criatividade através da leitura de textos e atividades de conhecimento do corpo com recursos expressivos variados bem como interpretações de textos orais e leitura de imagens.
Métodos: → Observação da macroestrutura e microestrutura dos gêneros textuaisanalisando as semelhanças e diferenças atividade em roda de leitura;
→ Observação e construção dos
significados das palavras diferentes para enriquecimento de vocabulário;
→ Representação do texto através de desenhos e
interpretações teatrais.
Autores: Artur Gomes, Caio Valeiote, Paulo Roberto Cunha, Roberto Acruche Ademir Assunção, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Luís Fernando Veríssimo, Monteiro Lobato.
Essa ação vai ao encontro do recomendado pelos parâmetros educacionais do país, pois se espera que ao final da educação básica o estudante seja um leitor plenamente alfabetizado, capaz de lidar com os gêneros diversos que circulam, compreendendo, comparando, relacionando e realizando inferências e sínteses (Brasil, 1997) apud Schardosim Chris, Klock Patrícia, Volcão Lazzaratto Cristiane.
Referências: BRASIL. Parâmetros Curriculares
Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1997. Disponível em: <
Carla Paes
Professora de Literatura e Produção Textual
Artur Gomes
Fulinaíma MultiProjetos
22 – 99815-1268 - whatsapp
Nenhum comentário:
Postar um comentário